Cuidando do Bebê


Conhecer o recém nascido, sua linguagem e seus sinais é fundamental para o casal adquirir segurança e tranquilidade, mas isto requer um ambiente calmo, muita paciência e apoio mútuo.
Lembre-se que seu bebê estava na barriga, um ambiente tranquilo, com uma temperatura ambiente estável, escuro e que os movimentos dele eram mais lentos por se dissiparem na água. Quando ele nasce, imediatamente começa uma transformação brusca do ambiente para ele, o que exige todo o cuidado com os movimentos com os quais ele não estava acostumado. Vira pra cá, vira pra lá, limpa a boca, põe fralda, tira fralda, põe roupa, tira roupa, e além de tudo isso ele ainda precisa aprender a mamar... Não é fácil e todas essas mudanças requerem um período de adaptação que varia de bebê para bebê.


Cuidando do Bebê

Cuidado com o querer colocar rotina no bebê logo nos primeiros dias, as reações são diversas. Tenha em mente que a rotina que o bebê tem mais dificuldade para se adaptar é a das mamadas, vá devagar.

Uma rotina que não interfere na adaptação do bebê a este meio é o horário do banho. Escolha o horário mais quente e antes de uma das mamadas.

No início, o bebê chora com frequência, pois é a forma que ele tem para se comunicar. Nos primeiros dias, é muito importante um ambiente tranquilo, sem muitas visitas, para que vocês conheçam o bebê e ele conheça vocês.

O bebê espirra muito e, para limpar as narinas, ele faz barulhos com a garganta. Não se preocupe. Ele também soluça bastante! Para parar o soluço, volte ele para o peito e deixe-o mamar um pouco.

ENTENDENDO O CRESCIMENDO DO BEBÊ



Cuidando do Bebê
Não se assuste se o bebê perder peso logo nos primeiros dias, é possível que ele perca até 10% de peso com relação ao peso do nascimento.

A glândula mamária pode se apresentar inchada após o nascimento, o que pode ser notado como um carocinho, por exemplo. Não aperte esta região, o inchaço vai desaparecendo com o tempo.

Ao redor das orelhas e em algumas outras partes do corpo, o bebê tem vários pelos pequenos, chamados de lanugem, que, com o passar dos dias, vão caindo.

O coto umbilical é gelatinoso e acinzentado. Com o curativo que o hospital e o seu pediatra te orientarem a fazer, ele vai "mumificando" (ficando seco) até cair. Quando cair, continue fazendo curativo até o final do primeiro mês de vida.

Os genitais podem estar inchados também, mas com o tempo, esse inchaço vai diminuindo. Na menina, pode sair um pouquinho de sangue pela vagina que pode ser considerado normal e atribuído às alterações hormonais que ocorrem no bebê neste período.

 Limpe normalmente e, qualquer dúvida, consulte seu pediatra.

CONHECENDO O SEU BEBÊ

O bebê, quando acordado, fica sempre com os braços dobrados e as mãos mais fechadas, as perninhas também costumam ficar dobradas sobre a barriga. Já quando dorme, pode relaxar e esticar o corpinho também.

O bebê ouve como nós. Portanto, procure deixar o ambiente tranquilo e pode até colocar música, mas cuidado com o volume.

Tudo o que toca as mãos do bebê gera um reflexo nele e ele fecha as mãos imediatamente, é o que chamamos de reflexo de preensão. Outro reflexo é o de sucção, com este tudo o que toca a boca do bebê, ele vai com o movimento de busca. Já o reflexo de "Moro", é aquele que as pessoas popularmente falam que o bebê está assustado, é como se fosse um espasmo, com o desenvolvimento o bebê vai perdendo estes reflexos.

A partir de dois meses e meio a três meses o bebê passa a explorar visualmente o ambiente ao seu redor. Para estimulá-lo, sempre que for conversar com ele, mantenha uma distância de aproximadamente 20 cm. O mesmo vale para os móbiles: a partir do corpo do bebê, conte 20 cm e instale os brinquedos.

Parece muita coisa, mas em algumas semanas vocês estarão tranquilos. Aproveitem este período, passa muito rápido e é muito gostoso!


Postar um comentário

0 Comentários